Matérias

Esse cantinho conterá matérias que nos ajudarão durante nossa caminhada. Portanto, sempre que encontrar textos, escritos por profissionais da área da saúde, relacionados com reeducação alimentar, alimentação saudável, atividades físicas e outras coisinhas interessantes que sirvam de fonte de conhecimento e motivação, dividirei aqui com vocês! Espero que nos ajude, afinal, toda ajuda é bem vinda!




Fome Noturna

Fonte: CyberDiet, 15/05/2006

No Bolg: 03/06/2011

 

Muitas pessoas que desejam emagrecer queixam-se da dificuldade de controlar a alimentação no período noturno. Durante o dia, o trabalho e os compromissos fazem com que a atenção se volte para outros interesses. Mas quando a noite se aproxima a imagem dos alimentos vêm à mente e torna-se quase impossível evitá-los.

 

Para alguns, a situação é ainda mais difícil, pois além de se alimentarem antes de dormir, levantam-se de madrugada para comer ainda mais.

 

Com exceção deste último caso, que exige tratamento específico, os prejuízos da alimentação noturna podem ser reduzidos com algumas dicas simples:

 

·       Nunca pule uma refeição: ao deixar de fazer alguma refeição, muitos acreditam estarem contribuindo para o emagrecimento. Mas esta crença é falsa e as consequências deste ato serão sentidas durante a noite. A falta de nutrientes faz de nutrientes faz com que o organismo clame por alimentos e a sensação de fome torna o indivíduo menos capaz de selecionar o que vai comer e de regular a quantidade de ingestão calórica.

 

·       Mantenha em casa alimentos leves: mesmo que não se pule nenhuma refeição durante o dia, algumas pessoas sentem mais fome durante a noite e esta sensação pode ser consequência do seu metabolismo. Sugere-se que não se estoque em casa substâncias calóricas, pois ao sentir vontade de comer você não terá acesso a esse tipo de alimento e seu emagrecimento não será tão prejudicado.

 

·      Faça alguma atividade física no final da tarde: para alguns, a vontade de comer durante a noite é consequência da ansiedade e do estresse acumulados ao longo do dia. A realização de exercícios físicos no final da tarde é uma excelente maneira de controlar o estresse e oferece ao indivíduo uma sensação de bem estar que o acompanhará até a hora de dormir.

 

Estas regras se aplicam a maioria daqueles que sentem vontade de comer à noite. Entretanto, há situações mais sérias que não podem ser resolvidas apenas com estas dicas.

 

A Compulsão Alimentar Noturna é um distúrbio pouco divulgado, que gera uma necessidade de comer durante a madrugada, e caso o indivíduo não o faça, torna-se incapaz de dormir. Sempre que estes sintomas forem percebidos, um psiquiatra deve ser consultado para que o distúrbio seja diagnosticado e tratado.

 

Controlar a alimentação noturna é um passo importante para que seu emagrecimento seja bem sucedido.



Por:
Flávia Leão Fernandes 

CRP 06/68043 Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade.

Nunca levantei de madrugada pra comer, mas mesmo me alimentando a cada 3hs, sinto que a noite minha fome aumenta. A dica da atividade física no final da tarde achei bem legal, prefiro fazer caminhadas pela parte da manhã, mas qualquer dia faço um teste...

 



Emagrecer e inverno
Fonte: CyberDiet, 02/04/2007

No Bolg: 18/05/2011

Com a proximidade da chegada do inverno, gostaria de ir preparando os leitores para uma mudança no comportamento das pessoas e também como o organismo reage nesse período.


No frio o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal que gira em torno de 36,5º C a 37ºC. Isso ocorre porque há perda de calor corporal para o meio externo, principalmente se a pessoa não se agasalhar corretamente.

Se há essa perda de calor, o organismo tenta repor a energia (calorias) despendida. Essa reposição emite uma sensação de fome, pois ele precisa de mais energia do que habitualmente.

Normalmente a fonte de energia usada na manutenção da temperatura corporal é obtida a partir do metabolismo do carboidrato (fonte mais rápida de energia) e da gordura (cuja quebra das moléculas é mais lenta).

Mas para não colocar o organismo em risco, o corpo tenta preservar a gordura estocada porque ela atua como isolante térmico. Vejam como tudo é bem bolado.

Nessa busca de novas calorias, devido aos costumes dos períodos frios, as pessoas utilizam muito carboidrato e alimentos gordurosos, tipo chocolates, castanhas, nozes, carnes gordurosas etc. É fácil perceber que a ingestão inesperada desses alimentos produz uma quantidade de calorias exagerada fazendo a pessoa engordar.

Ainda outras complicações dos períodos frios: as pessoas não acordam muito cedo, fazem menos exercícios e atividades físicas, tendo como conseqüência menor gasto de calorias.

Resumindo as conseqüências há maior ingestão de calorias e menor gasto. O acúmulo é enorme. A idéia é tomar consciência desta situação e preparar-se para o inverno. Escrevendo essa matéria bem antes do inverno para que as pessoas tenham tempo de cristalizar essas informações em suas mentes. Isso só se consegue com compreensão, aceitação e muita repetição.

Se houver conscientização é possível que durante o inverno apenas mantenham o peso ou no máximo aumentem pouco. As pessoas em processo de emagrecimento com certos cuidados podem emagrecer mais no inverno do que em outras estações do ano.


Por:
Dr. José Rui Bianchi
Médico psiquiatra e Autor do livro "Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora



Como o friozinho vem chegando, achei bem legal entender porque devemos tomar mais cuidado no inverno, assim poderemos nos preparar para chegar na primavera lindas como as flores!!!





Caminhar é Preciso!
Fonte: CyberDiet, 02/04/2007

No Bolg: 18/05/2011



Estudos realizados em centros de pesquisa do mundo todo comprovam que a mais simples de todas as atividades físicas - andar - é uma forma eficaz, fácil e barata de emagrecer, ganhar fôlego e proteger o coração. A novidade é que especialistas americanos descobriram que caminhar é tiro e queda para acabar com a gordura abdominal. Eles analisaram a relação entre esse tipo de exercício e os excessos que insistem em se alojar na barriga e provaram que uma média de duas horas e meia de caminhada por semana pode exterminar as sobras nessa região e diminuir até 2,5 centímetros em quatro semanas. 


Mas por que caminhar funciona tão bem para declarar guerra aos pneuzinhos? Segundo Tim Church, da Louisiana State University, nos Estados Unidos, esse tipo de atividade ajuda a reduzir a gordura abdominal profunda, chamada gordura visceral. "Se você se exercitar o suficiente para perder 10% da sua gordura corporal, pode, na verdade, diminuir a gordura visceral em até 30%", diz Church. Porém, é preciso deixar claro que a caminhada só traz esse tipo de resultado se aliada a uma dieta saudável. 

Outro fator importante: quando a intensidade é variada durante o exercício, há uma maior metabolização da gordura como fonte de energia. "Desse modo, andar se torna uma atividade mais eficiente e é possível conseguir resultados em menor tempo", defende Claudio Pavanelli, fisiologista da Sociedade Esportiva Palmeiras. 

A caminhada é considerada pelos especialistas em saúde um dos melhores exercícios para quem deseja manter a forma e melhorar o astral. Para completar, a atividade em si não requer prática ou habilidade e é gratuita. Emagrece rápido, tonifica os músculos, diminui os riscos de doenças e eleva a auto-estima. Quer mais motivos? 

Segundo especialistas, a verdadeira caminhada feita com o propósito de melhorar a parte física e mental, tem de ser realizada corretamente e com frequência, para proporcionar bem-estar. "É indiscutivelmente um dos exercícios mais eficientes, que pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou do condicionamento físico", garante o fisiologista e personal trainer Fábio Bernardo (SP). 

No entanto, como toda atividade física que se preze, não basta simplesmente sair por aí caminhando. Antes de tudo, coloque uma roupa apropriada, leve, confortável, tênis adequado para amortecer o impacto e, faça sempre um alongamento antes e depois da atividades. A orientação dos médicos é começar devagar, no seu ritmo, respeitando seus limites. Mantenha uma intensidade confortável até que sinta segurança para ir aumentando o tempo de caminhada gradualmente. 

Outra grande vantagem da caminhada é que ela pode ser praticada em qualquer idade. E dependendo da pessoa pode melhorar a força e o equilíbrio, porque de modo geral, a caminhada é isenta de qualquer risco. Caminhar é um exercício tranquilo e que ajuda na boa forma, já que trabalha os músculos inferiores e superiores, sendo assim uma atividade completa. Vá caminhar, mas não esqueça o boné, os óculos e o protetor solar. E, claro, beba água para hidratar.

É...acho que estou no caminho certo!!!